Como medimos a rentabilidade dos investimentos na up.p

Entenda como é calculado o retorno % de seus investimentos

O que é a rentabilidade?

A rentabilidade de uma ou de um conjunto de operações de empréstimos é simplesmente a taxa de retorno do valor investido nessas operações.

O cálculo é baseado no Saldo dos investimentos e nos valores já recebidos (de parcelas ou de antecipações dos pagamentos dos contratos) e, portanto, não representa uma projeção de performance futura de rentabilidade.

Adicionalmente, a rentabilidade na up.p considera apenas os valores efetivamente investidos, excluindo do cálculo o saldo disponível em conta e os eventuais saldos bloqueados (a serem investidos).

Outro fator importante é que a metodologia, por ora, apresenta apenas a rentabilidade bruta de impostos, isto é, não considera os descontos de imposto de renda (IRRF) e, eventualmente, de IOF.

Rentabilidade como medida de performance

Nossa metodologia de rentabilidade reflete apenas os recebimentos já realizados e os juros e demais encargos já incorporados às operações até hoje.

Dessa forma, nós acreditamos que seja uma melhor medida de performance quando comparamos apenas com as taxas de juros nominais das operações investidas.

Dessa forma, a rentabilidade na up.p não é uma projeção futura de performance.

Como a rentabilidade é calculada

A rentabilidade é calculada por meio de uma fórmula matemática que considera, em seu numerador, para cada dia do intervalo, os juros e encargos de atraso recebidos e a receber, bem como eventuais provisões (haircuts, conforme explicamos aqui) e suas reversões.

Em seguida, dividimos esse numerador pelas somas dos valores investidos (principal) e eventual saldo incorporado de juros a receber de cada dia do intervalo de datas considerado.

O resultado da divisão equivale ao retorno diário médio das operações incluídas no cálculo. Fazendo o cálculo dessa maneira, levamos em conta a rentabilidade conjunta de operações que se iniciam em datas distintas e que possuem datas de pagamentos distintas.

A etapa final consiste em anualizar o resultado. Para isso, somamos 1, elevamos a 365 dias (total de dias em um ano) e subtraímos 1. Com isso, temos o resultado expresso como percentagem, e.g. 25,34% ao ano.

Limitações da metodologia

A metodologia utilizada pela up.p é apenas uma das maneiras possíveis de se calcular o retorno dos recursos investidos nas operações da plataforma.

Há outros métodos para se calcular e avaliar retornos históricos e projetados de investimentos de renda fixa que você poderá utilizar ou também considerar.

É importante lembrar que o cálculo de rentabilidade:

  • É bruto de impostos
  • Não leva em conta o saldo disponível em conta e os eventuais saldos bloqueados (a serem investidos)

Seguimos construindo e comprometidos em viabilizar uma plataforma de investimentos diversificados em operações de crédito para experiências de longo prazo com nossos investidores.

Você pode criar sua conta em 3 minutos para começar a investir nos Portfólios a partir de R$ 100,00. Conheça mais aqui.

⚠️️A rentabilidade apresentada na plataforma é apenas um modelo de cálculo. Por mais que apliquemos nossos melhores esforços, não garantimos sua acurácia e os resultados finais podem ser substancialmente diferentes dos apresentados.

⚠️️Rentabilidades históricas não são garantias de resultados ou performance futura e não tem a intenção de ser uma recomendação de investimento.

⚠️️As operações de empréstimo disponíveis na up.p configuram investimento de risco, sem garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o que pode levar você a perder parte ou todo seu capital investido.

Fintech autorizada pelo Banco Central do Brasil como Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP). Invista em Portfólios de Empréstimos.

Fintech autorizada pelo Banco Central do Brasil como Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP). Invista em Portfólios de Empréstimos.